sexta-feira, 2 de março de 2012

Haja Movimento: e houve o primeiro filme.


Ir num lançamento de um filme no cinema e sair de lá com boas críticas é o que todos nós esperamos: a direção e produção do filme, roteiro , efeitos visuais, mixagem de som, etc, tudo passa a ser criticado ao considerar que é um bom filme. Ver tais filmes de hoje com altas qualidades nas telinhas nem percebemos o 'trabalhão' que deve ter dado para produzir tudo aquilo, muito menos quando se trata ''e o primeiro filme?''


Lá estava os irmão Lumiére (século XIX) tentando descobrir como produzir algo que se mova e que se repita novamente. A ideia foi produzir imagens animadas com impressões de movimentos (fotogramas) em que pudesse ter essa ilusão (passando de forma rápida) e graças a invenção dos irmãos, eles criaram o cinematógrafo, capaz de dar essa ilusão de movimento reproduzindo-os. Em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café em Paris, eles fizem a primeira exibição paga de pequenos filmes de 40 a 50 segundos em que 15 metros de rolos de películas rodavam em carreteis, claro, tudo muito simples e bem específicos ao tratar de movimentos. ''A Chegada do Trem à Estação Ciotat'' foi um dos primeiros ''filminhos'' dessa primeira sessão, gerando sucesso no mundo todo com essa novidade e se expandindo cada vez mais com a ideia brilhante dos irmãos Lumiére.


Foi um diretor norte-americando, Edwin S. Porter, que fez seu primeiro filme com o uso das técnicas cinematográficas a contar uma pequena história ''The Great Train Robbery - O Grande Roubo do Trem'' - 1903, com 11 min. de duração. Foi daí o começo do sucesso do mundo dos cinemas, levando essa origem de produzir filmes para qualquer público, uma atração que contava com atores de teatro ou não a participarem destes filmes de vários gêneros que conhecemos, em que hoje é muito valorizado e conta com o profissionalismo de várias partes e técnicas, sabendo que críticas veio do começo e vai até o fim de tal realização. Comparando com os filmes de hoje, com certeza é perceptível as muitas diferenças dos vídeos de antigamente, que ao passar do tempo foram tomando novas formas, ideias e conquistando muitos interesses até o aperfeiçoamento que hoje podemos ver. Abaixo, confira os primeiros filmes da época:
Arrival of a Train at La Ciotat (The Lumière Brothers, 1895) -




The Great Train Robbery (1903) -

5 comentários:

  1. Eu não acredito que nunca parei pra pensar em como que foi o primeiro filme! Obrigado pela informação, isso foi MUITO legal!
    Graças ao seu texto agora eu estou me perguntando "e a primeira música?", "e o primeiro livro?", "e o primeiro quadrinho?", "e o primeiro site da internet?" haha
    São coisas tão presentes em nossas vidas, mas que nunca paramos pra pensar em sua origem...

    Parabéns, a internet precisa de mais textos que enriqueçam a cultura do leitor e, principalmente, desperte curiosidade para novas descobertas (e é isso que eu vou fazer, tentar responder as minhas perguntas)!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau. Obrigado pelo comentário. Foi um prazer de vc ter lido e claro, foi uma das perguntas que me fiz e tentei passar essa informação para os outros. Se vc quiser, posso estar procurando saber sobre o primeiro livro, o início de tudo e postando no meu blog.
      Valeu! Muito om contar com vc. Me anima mais a escrever, de fato creio que é bom pra vc também.
      Abraço!

      Excluir
    2. Ia ser interessante! Mas eu acho que se vc falasse sobre a origem dos livros, ia fugir um pouco da temática do blog, não? Apesar que cinema está bastante ligado com cinema... Bom, não importa o tema eu provavelmente passarei aqui pra dar uma lida! Não desista do blog! Cinema é um assunto bem vasto e que eu CURTO DEMAIS!

      Excluir
    3. Ops, eu quis dizer: "Literatura está bastante ligada ao cinema" hehe
      Abs

      Excluir
  2. Hehe Entendi perfeitamente. Sim, iria fugir, mas como estava pensando em colocar algo sobre "livros que deram origens a filmes" seria uma ótima introdução para o tema.E claro, me focarei mais no assunto sobre o cinema, filmes, seriados, teatro, buscando mais informações e curiosidades por que como vc disse, é bem vasto o assunto, então, haverá novidades para os leitores. Enfim valeu mais uma vez pelo apoio, kara!

    ResponderExcluir